LA PLAYA BEATLES TRIBUTE

LA PLAYA BEATLES TRIBUTE
TRIBUTES & COVERS

09 setembro, 2014

THE BEATLES - THE DECCA TAPES - 1962

Decca Tapes foi a primeira gravação feita pelos Beatles em um estúdio profissional. O álbum não foi lançado na época porque a gravadora Decca não assinou contrato com os Beatles. O álbum é encontrado na versão na versão Bootleg somente.
Já como empresário dos Beatles, Brian Spstein era muito conceituado no mundo dos discos, por ser dono de uma das melhores lojas de disco do Norte. Seu prestígio com a gravadora Decca era muito bom e ele conseguiu que enviassem um encarregado de Artistas e Repertórios (A&R) para ouvir os Beatles no Cavern Club em Liverpool. A Decca enviou Mike Smith no final de 1961.
Mike Smith gostou muito do que ouviu e prometeu arranjar uma oportunidade em Londres para que pudessem realizar uma audição nos estúdios da Decca. Esta audição serviria para conhecer o grupo, ouvir o som e ver como ficava depois de gravado.

Para chegar a Londres, os Beatles utilizaram uma camioneta alugada por Neil Aspinall, levando instrumentos e amplificadores, mas que na hora da apresentação não valeram de nada, pois o pessoal da gravadora preferiu que fossem usados os disponíveis no estúdio.
No dia 01/01/1962, os Beatles entraram nos estúdios da Decca. George Harrison cantou a música Sheik Of Araby e Paul McCartney cantou Red Sails In The Sunset e Like Dreamers DoPaul, como todos, estava muito nervoso e acabou desafinando durante suas interpretações. Pelo retorno dado por Mike Smith ao final da gravação eles tinham certeza de que seriam contratados e semanas se passaram a espera de um chamado da gravadora.

O repertório foi selecionado por Epstein, para mostrar a performance do grupo, com 15 músicas em um espaço de uma hora, diante dos representantes da Decca Records A&R, mas a apresentação não foi tão produtiva quanto esperavam. Em Março, Brian recebeu a notícia de Dick Rowe (chefão da Decca) de que tinham resolvido não gravar os Beatles, alegando que grupos de rock com guitarra em breve estariam fora de moda. Brian respondeu então "que estava completamente convencido de que aqueles garotos seriam maiores do que Elvis Presley".
A partir daí, os Beatles realizaram uma longa peregrinação por diversas gravadoras, tais como a Pye, Columbia, HMV e EMI e foram recusados em todas elas, inclusive por gravadoras menores.

Enfim, fizeram novo teste na Parlophone Records, que fazia parte da EMI, e George Martin, o futuro produtor  finalmente avisou Brian, em Julho de 1962, que os Beatles iriam assinar contrato com a Parlophone e eles agora deveriam selecionar o material a ser gravado. A grande coincidência é que os estúdios da Decca em Hampstead fica a menos de 3 kilómetros do Abbey Road Studios em St. John's Wood. Estúdio aonde eles viriam a gravar os maiores sucessos de sua carreira. As fitas desta audição somente foram divulgadas 20 anos mais tarde, em 1982.
Nesta postagem, apresentamos o famoso álbum "The Decca Tapes":















Links:



3 comentários:

  1. muito boa a tua ideia !! estava carente de albuns covers dos beatles !!! continua assim que teras mais sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilson
      Essa necessidade surgiu após o encerramento do blog JB Pimentel.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. This is not the Beatles Decca Audition. The Real Decca Audition contains completely different songs. Paul McCartney only sang one song at the audition; "Bound By Love". He was too nervous and sick. John and George did all the other vocals. George sang; "Glad All Over" and "There's Nothing Shakin But the Leaves". John did a song called; "I Just Don't Understand". All songs that are not here. The quality was poor as the tape was found by a Decca engineer in a cabinet in 1973 and it was dirty and not well preserved. Look on the web for a bootleg called ; "Yellow Matter Custard" that is the true Decca audition.

    ResponderExcluir