LA PLAYA BEATLES TRIBUTE

LA PLAYA BEATLES TRIBUTE
TRIBUTES & COVERS

11 dezembro, 2015

DAVE MACLEAN & MONTANA COUNTRY - COUNTRY BEATLES - 1999

O cantor e compositor brasileiro Dave Maclean, cujo nome verdadeiro José Carlos González, é filho de espanhol, nascido em São Paulo, no ano de 1944.

Já aos cinco anos de idade, se interessou em cantar e tocar. Em 1969 fundou no ABC, na Grande São Paulo, um grupo ou conjunto de bailes chamado "Os Botões", que posteriormente passou a se chamar "The Buttons".

Em 1973, uma empresa ligada à Rede Globo, Sistema Globo de Gravações (SIGLA), mais conhecida por Som Livre, faz uma proposta para Dave gravar em inglês, cujas músicas seriam inseridas nos temas das telenovelas brasileiras daquela TV. Naquele período, as trilhas sonoras da Som Livre, destacadas nos folhetins televisivos de maior audiência entre todas as emissoras de TVs do país, faziam decolar as vendas de quaisquer discos dentro de sua programação. Foi assim que Dave se tornou muito muito popular em pouco tempo, no Brasil.

Dave Maclean emplacou vários hits de sucesso, tais como Me and you, que foi tema da novela “Os Ossos do Barão”, We said goodbye, Tears, que também foi gravada pelo cantor brasileiro Christian, e Feelings, composta por Morris Albert.

A canção We said goodbye foi o maior sucesso da sua carreira, e recebeu o “Disco de Ouro”, no Brasil e no México. Já no México, Dave conseguiu um notável feito de colocar, na parada de sucessos, quatro músicas entre as dez primeiras. Seu reconhecimento ocorreu também em países como as Filipinas, Equador, Panamá, Portugal, Estados Unidos, Espanha, França e Inglaterra.

Em 1980, a febre dos cantores brasileiros gravando em inglês estava em declínio no mercado local. Em decorrência dessa situação, Dave Maclean convida os irmãos Munhoz para formarem o trio "Dollar Company", que permaneceu por mais de 15 anos em atividade. O trabalho mais representativo dessa fase do Dollar Company foi o disco country tributo aos Beatles (Já postado no Blog LaPlayaBeatles).

Em 1996, ele resolveu tomar um outro rumo em sua carreira musical e organizou outra banda, chamada “Montana Country”, aproveitando a onda de modernização da música country americana.

Como compositor atuou mais na música estilo pop/sertaneja e seus trabalhos em português foram divulgados por artistas como Gian e Giovani (Mil corações), Sérgio Reis (Palavras de amor e Na outra mão), Sula Miranda (Fogo e palha), Sandy e Junior (Pra dançar com você e Ser Criança), Nalva Aguiar (Cowboy de rodeio), entre outros.

Dave também participou das gravações de outros artistas, expoentes da música nacional, tais como: Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Edson e Hudson, Amado Batista, Joana, Sérgio Reis, Sula Miranda, Willie Nelson, Duduca e Dalvan, Marlon e Maycon, entre outros.

Nos anos 2000, se dedicou a realizar apresentações com o show denominado “O Som Internacional dos Anos 70”, cantando músicas covers dos Bee Gees, Elton John, Johnny Rivers e Beatles. Se apresenta também no show “Hits Again”, interpretando antigos sucessos e de seus contemporâneos da melhor fase, nos anos 1970, tais como Paul Denver, Paul Denver, Steve Maclean, Pholhas, entre outros.

O álbum desta postagem, é um tributo aos Beatles, no formato country, com a formação do Montana Country, que era constituída por Walter Fernandes (baixo e vocais), Igor de Bruyn (violão, guitarra e vocais), André Gonzales (bateria, percussão, teclados, vocais e co-produção), Dave Maclean (voz, guitarra, gaita, banjo, programação e produção) e participação especial de Gustavo Joares (na steel guitar).

O disco foi lançado no Brasil, em  1999, pela gravadora Brasidisc e Zan, com os seguintes sucessos dos Beatles:

1. A hard day's night;
2. Ticket to ride;
3. Help;
4. Here comes the sun;
5. Here, There and everywhere;
6. Eight day's a week;
7. I should have known better;
8. I wanna hold your hand;
9. Something;
10. Love me do;
11. Please, please me;
12. Black bird;
13. Yesterday;
14. Hey Jude.


















Links: