LA PLAYA BEATLES TRIBUTE

LA PLAYA BEATLES TRIBUTE
TRIBUTES & COVERS

28 fevereiro, 2015

MANFREDO FEST TRIO - OS SAMBEATLES - 1966

Manfredo Fest foi um instrumentista, compositor e arranjador brasileiro de jazz e de bossa nova. Nasceu no dia 13 de maio de 1938, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, e faleceu no dia 08 de outubro de 1999, em Tampa Bay, Florida, EUA.

Era deficiente visual e aprendeu a ler partituras pelo Método Braille. Apreciador do jazz interessou-se, desde cedo, pela música de Bill Evans, Oscar Peterson e George Shearing.

Em Porto Alegre, organizou vários conjuntos, atuando em festas, reuniões e bailes. Em 1961, formou-se como pianista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse ano, mudou-se para São Paulo, onde conheceu músicos ligados à bossa nova. Em São Paulo, formou o seu primeiro trio, apresentando-se em boates famosas como Baiúca, Hotel Jaraguá e Cabridge Hotel.

Gravou o seu primeiro álbum Long Playing - LP em 1962, incluindo músicas de sua autoria, como Eu sou feliz, com Lili Fest. Nos anos seguintes, gravou mais dois discos, o segundo com canções de Edu Lobo, Durval Ferreira, Baden Powell e Vera Brasil.

Em 1965, registrou em álbum sucessos dos Beatles em ritmo de samba e, no ano seguinte, lançou Alma brasileira. Convidado por Sérgio Mendes, atuou como arranjador e tecladista do grupo Brasil 66. Na gravação desse álbum tributo, a formação do trio era: Manfred Fest (piano), Matias (baixo) e Humberto Guy (bateria)

Fixou residência em Los Angeles (EUA), onde começou a pesquisar uma mistura de jazz brasileiro e samba. Formou um novo trio e participou nos shows de abertura para as apresentações do Brasil 66, gravando vários álbuns produzidos por Sérgio Mendes.

Desligou-se do grupo em 1970. Em seguida, formou novos grupos, entre eles o Batucada. Em 1976, lançou um álbum LP pelo seu próprio selo, que incluiu sua canção Jungle cat. Em 1992, homenageou o pianista Oscar Peterson com a música A blues for Oscar, gravada em álbum independente.

A partir do ano seguinte, começou a gravar pelo selo Concord (EUA), lançando quatro discos em formato Compact Disc - CDs com versões instrumentais de Caminhos cruzados, de Tom Jobim e Newton Mendonça, Passarim, de Tom Jobim, Começar de novo, de Ivan Lins e Vítor Martins, Amazonas, de João Donato, Over the rainbow, de Harold Arlen e Harburg e Summertime, de George e Ira Gershwin e Du Bose Heyward.

Em 1996, fez digressões pela Alemanha e Dinamarca, acompanhado pelo seu filho Phill Fest na guitarra e Hendrik Mevrkens na harmônica, gravando com eles os seus trabalhos mais recentes. Dois anos depois, registrou em CD, ao vivo, a sua apresentação no Vartan Live Jazz, em Denver (Colorado), regravando músicas de sua autoria.


O álbum desta postagem foi lançado no Brasil em 1966, pela gravadora RGE Fermata e continha em sua seleção as seguintes músicas:

01 – Can’t Buy Me Love
02 – Michelle
03 – A Hard Day’s Night
04 – Girl
05 – Ticket To Ride
06 – I Should Have Known Better
07 – Help
08 – Yesterday
09 – All My Loving
10 – And I Love Her
11 – Ask Me Why
12 – If I Fell

Todas as composições são de Lennon & McCartney
















 Manfredo Fest - Anos 1960







Manfredo Fest
Links: